|
Achado
arqueológico ( TÚMULO DO TIAGO )
|
|
|
Tiago, Filho de José, irmão de Jesus
|
|
Texto :
Mat. 13:55
|
Introdução
Mais uma vez a mídia faz
alarde com um provável achado arqueológico que evidenciou que nossa
fé tem "fundamento concreto " Desta feita é a descoberta
de uma urna mortuária de apenas 50 cm , feita de pedra calcária
onde se lê a inscrição em aramaico (uma variante do hebraico).
"Tiago filho de José , irmão de Jesus" .
Infelizmente ainda há no
nosso meio pessoas que não "estão preparadas para responder a qual
que pergunte a razão da nossa fé" –I Ped. 3:15 e por isso , por que
tem duvidas , quando a mídia apresenta algo contrário , elas "entram
em parafuso" ; quando a mídia apresenta algo favorável , elas
aplaudem e dizem para si mesmas : "ainda bem que eu tenho algo para
confirmar que o que eu creio é verdadeiro e que a bíblia tem razão"
.
Pelo fato de nem sempre o
que fala ou escreve sobre tais assuntos ter conhecimento de causa , e dizer
coisas que não estão na Bíblia , aliado a questão de muitos não lerem a
Bíblia , e , por isso confundirem e/ou repetirem tais reportagens como
sendo fatos bíblicos ; vamos ao assunto ; vamos a Tiago , filho de José ,
irmão de Jesus .
|
|
I ) O Novo
Testamento apresenta três Tiagos ( ligados
diretamente a Jesus )
Uma digressão
: a origem do nome :
Iákobos – uma
transliteração do hebraico.
-
no velho testamento – Jacó (?)
-
no novo testamento – Tiago (?) em inglês
James (?)
o significado é : aquele
que segura o calcanhar , o suplantador.
-
Tiago , filho de Zebedeu
: Mt. 10:2
-
aparece como irmão de João ,
-
ambos foram apelidados por Jesus de
Boanerges – filhos do Trovão – Mc 3:17 ,
-
foi morto à espada (decapitado) a mando
de Herodes Agripa I – Atos 12:2
-
Tiago , filho de Alfeu
– Mt 10:3 :
-
era filho de uma certa Maria – uma das
mulheres que faziam parte do ministério de Jesus ,
-
era identificado com : Tiago , "o
menor" – Mc. 15:40 seria para diferenciá-lo do outro Tiago
(filho de Zebedeu) . O apelido era por ser mais jovem , ou por ser de
baixa estatura (esta ultima parece ser "a razão de" ) ;
|
|
Tiago, irmão de Jesus
– Mt. 13:55
- não foi apóstolo , como os outros dois
,
- como os outros seus irmãos , rejeitou a
Jesus no início do seu ministério – Mt. 13:57, Jo. 7:5,
- mais tarde converteu-se , o Senhor lhe
apareceu após a ressurreição – I Cor. 15:7
- foi , sem dúvida alguma , um dos líderes
da Igreja em Jerusalém , tradição afirma ter sido ele pastor em
Jerusalém : Gl. 1:19,2;9 , At. 12:17
- é o autor da Epístola de Tiago - Tg.
1:1
|
|
II) Os irmãos de Jesus
os textos de Mt. 13:55 , Mc. 6:3 têm dado
muita dor de cabeça aos que são defensores ferrenhos da virgindade
eterna de Maria
alegam eles que não havia uma palavra
específica no aramaico e no grego (línguas faladas naquela ocasião para
designar primo,
Segundo eles , chamava-se de irmão a todo
aquele que fosse parente ou pertencente a um determinado clã,
minhas considerações
- Isabel era parente de Maria , o termo
grego que aparece é Suggenís – Lc. 1:36
- a palavra usada para irmão de Jesus é adelfós
o mesmo termo é usado para designar a André, irmão de Pedro (Jo.
1:40 ) e a Tiago, irmão de João Mc. 1:19
- qual a razão de Paulo referir-se a Tiago
e aos outros como irmãos do Senhor : Gl. 1:19 e I Cor. 9:5?
- as caixas funerárias costumavam
referir-se à filiação paterna – "filho de" – qualquer
outra referência teria a ver com a notoriedade do parente próximo
- além disso está registrado na Bíblia
que "José não "conheceu" Maria até que ela deu à luz a
Jesus" Mt. 1:25
- observe atentamente o texto de Mt. 13:55 :
o contexto ali não é o de as pessoas daquela época identificarem a
Jesus como sendo filho de "José" e de Maria e os outros citados
serem seus irmãos carnais?
|
|
III) A Evidência Histórica
de Jesus
Ninguém duvida da existência "dos
Herodes", de Nero , e de Pôncio Pilatos e de outros personagens que
fazem parte da História de Século I
há pelo menos 2 historiadores
( não-escritores
de livros sagrados ) que se referem ao Jesus Histórico :
Flávio Josefo – Judeu , nascido em 37
d.C , autor do livro Antiguidades dos Judeus – nele , ele cita Jesus :
"um homem sábio , que fazia coisas extraordinárias e que pregava
para o povo";
Plínio , o Moço
- Romano , que viveu entre 62 e 113 d.C ,em um dos seus escritos referiu-se
a um grupo de fiéis que orava e cantava hinos a Jesus "como se ele
fosse um deus" .
custo a crer que um personagem
inventado por um "bando de pescadores ignorantes" tenha
marcado a História de tal maneira que ela se divida em antes e depois
Dele .
|
|
Conclusão
Não estou preocupado com
local de nascimento , com a sepultura ou com qualquer outra evidência histórica
de Jesus . o que precisamos saber sobre Jesus está na Bíblia; Ele está
presente nela do Gênesis ao Apocalipse . João é taxativo quando diz que
escreveu o seu Evangelho "para que crêssemos que Jesus é o Cristo , o
Filho de Deus" – Jo. 20:31
Nossa fé não tem que
sofrer abalos por "descobertas" e/ou considerações humanas; em
toda e qualquer circunstância a nossa posição deve ser a que Paulo nos
propõe em I Cor. 15:58 . Amém !
Gerson Luiz de Britto
– Pastor da 1ª Igreja Batista em Bangu
Rio de Janeiro
|
|